Palestra com os alunos da UFU (Univ. Federal de Uberlândia)

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, janeiro 11, 2016 as 12:59 | Voltar

Na cidade de Bonito no dia 17/12/2015, o Geopark Bodoquena Pantanal ministrou uma palestra aos alunos do curso de geografia e biologia da UFU, Universidade Federal de Uberlândia (MG). Os alunos estavam em viagem de campo nessa região de Mato Grosso do Sul, já tinham passado por Corumbá, e nesse momento estavam em Bonito, com o objetivo de aprenderem mais sobre a cultura e fisiografia pantaneira e sul mato-grossense. O Prof. Dr. Sérgio da UFU, responsável pela turma, já tinha conhecimento sobre o Geopark há alguns poucos anos atrás, quando no Balneário municipal de Bonito participou de palestra dada pelo nosso Diretor Científico, Prof. Dr. Afranio Soriano.

Assim o Prof. Sérgio e o Geopark aproveitaram essa passagem dos alunos por Bonito para mais um encontro. A palestra foi realiza em clima informal, no gramado do próprio hostle onde estava hospedada a turma. Falamos sobre a diversidade geológica (geodiversidade) que se encontra nessa região, Serra da Bodoquena/Pantanal, que permite a esta grande variedade de geossítios (ver mais em GESSÍTIOS). Passou-se os conceitos de Geopark, que estão firmados na geoeducação, geoconservação e geoturismo sustentável, visando o desenvolvimento das cidades onde se encontram os geossítios. A palestra foi de muito valia para os alunos, pois várias discussões foram geradas envolvendo estratégias de desenvolvimento sustentável e envolvimento das comunidades locais. Além de conhecerem mais sobre o que são Geoparks e a geologia regional do Geopark Bodoquena Pantanal.

Nessa atividade tivemos o apoio dos estagiários do Núcleo Nioaque, os mesmos estavam nesse momento em período de estágio na cidade de Nioaque, no primeiro Núcleo do Geopark Bodoquena Pantal (Veja mais sobre o Núcleo Nioaque). Eles são graduando do curso de biologia da UEMS de Dourados.