Núcleo Nioaque

IMG_20151014_150525202_HDR
                           INSTALAÇÕES DO NÚCLEO/GEOMUSEU
                           FOTOS ATIVIDADES NO NÚCLEO
                          VISITAS DA EQUIPE AO ASSENTAMENTO UIRAPURU
Em vista do potencial tanto turístico quanto científico da ocorrência das pegadas de dinossauro às margens do Rio Nioaque, o Geopark em conjunto com a prefeitura de Nioaque, estão implantando o primeiro núcleo do Geopark Bodoquena Pantanal, que no futuro será gerido pelo próprio município. O Núcleo Nioaque será um lugar de recepção aos turistas e pessoas da cidade, teremos no núcleo um   museu com a temática dos dinossauros e ciências da terra. Mesmo ainda não estando totalmente concluída a implantação do Núcleo Nioaque e do Geomuseu, diversas atividades de cunho educacional ( conscientização e familiarização sobre as pegadas de dinossauro), estão sendo realizadas, envolvendo principalmente as escolas municipais e estaduais de Nioaque (fotos abaixo).
IMG_20150922_100501792IMG_7154
                                                    IMG_20150818_162835554IMG_20150901_154945160
 No museu teremos uma capsula do tempo, é uma sala onde o público assistirá um vídeo explicando como era o ambiente de Nioaque na época dos dinossauros (ambiente desértico). Em seguida as pessoas passam para outra sala maior, a sala do Paleoambiente, que imitará o ambiente desértico de Nioaque há 150 milhões de anos atrás, com sons de dinossauros, réplicas de pegadas no chão e outros. Veja o vídeo da maquete de como vai ficar o Geomuseu/Núcleo Nioaque quando concluído no link abaixo:
Clique aqui para ver o vídeo e tenha uma idéia de como será o geomuseu.
Veja também uma reportagem do SBT a respeito da ocorrência das pegadas de dinossauro em Nioaque: Clique aqui.
 No núcleo estão sendo realizadas palestras e atividades práticas direcionadas aos alunos da rede municipal-estadual, que visam a propagação das geociências e conscientização sobre as pegadas. Recentemente recebemos também a visita de universitários do curso de Geografia da UFMS de Aquidauana, e em outra ocasião alunos do mesmo curso da UEMS de Jardim.
IMG_7854 IMG_7894
Cine Geopark:
Toda quarta feira temos no núcleo o "Cine Geopark", que consiste de uma atividade de lazer educacional, aberta a todos, onde são exibidos em tela, filmes e documentários com a temática dos dinossauros.
DSC00199DSC00203
Texto: Fábio Tosi di Donato

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.