Núcleos

Devido à grande extensão da área do Geopark, foi desenvolvida a ideia de nucleação. O objetivo da nucleação é fortalecer o Programa nas cidades que compõe seu território e Promover a difusão da geociencias (geoeducação, geoturismo e geoconservação) junto aos municípios parceiros do Geopark Bodoquena Pantanal, assim como estimular o desenvolvimento de competências locais e integração geral no território, oportunizando o desenvolvimento socioeconômico local, desta forma promovendo o desenvolvimento sustentável nos municípios.

Novos municípios podem criar núcleos locais de gestão a partir do interesse e contrapartida do governo local.

Para a implantação do Núcleo, é solicitado para a prefeitura os seguintes itens:

-Espaço físico: 40-50 m2.

-Equipe local: 2 monitores geoambientais (técnicos superiores).

-Equipamentos: computador, internet, telefone.

Com o fornecimento desses recursos pelo município o Geopark BP, começará a capacitação dos geomonitores, e começará a estruturação do núcleo através de ferramentas tecnicas cientícas, como: coleção de fósseis, minerais e rochas, biblioteca de referência em geociências,  vídeos, palestras temáticas, roteiros de visitação,  folhetos , mapas geológicos, etc. Sendo que cada núcleo tenha a temática voltada pra os geossítios presentes na sua região.

O primeiro núcleo que está em fase de consolidação, é o da cidade de Nioaque, cuja sua temática é de dinossauros, devido ao geossitio da região que possui pegadas de dinossauros. O núcleo já consta com espaço físico, que está sendo estruturado para oferecer o conhecimento da geociência para a comunidade e turistas. O trabalho de capacitação das geomonitoras já está bem avançando e as mesmas já estarão a prontas para recepcionar o público assim que o núcleo começar suas atividades.

Conheça uma pouco mais do Núcleo e das atividades que estão sendo desenvolvidas em Nioaque, acessando o link abaixo:

• Núcleo Nioaque

Outros três municípios já demonstraram interesse em ter seus Núcleos:

  • Bodoquena
  • Jardim
  • Ladário

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.