Equipe

­

EQUIPE GEOPARK BODOQUENA – PANTANAL

Afrânio José Soriano Soares – Diretor Científico

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Geografia. Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul do Curso de Engenharia Florestal e Agronomia. Possui experiência na área de Gestão e Manejo de Áreas Protegidas (UCs), com ênfase em Estradas-parque (Parkways), atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e gestão ambiental (planejamento de UCs.), educação ambiental, desenvolvimento sustentável, trilha interpretativa, centro de visitantes, ecoturismo e percepção ambiental.


Anderson Palmeira de Souza

wp_20161024_14_36_23_pro

Biólogo, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) em 2001, tendo realizado estágios na área de comportamento animal com macacos prego e quatis pelo Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) . Especialista em Zoologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2005 e aluno especial do curso de Mestrado em Biologia Animal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2003. Durante o período, coordenou o projeto de pesquisa sobre ecologia comportamental de bugios (Alouatta belzebul) em fragmento de Mata Atlântica no Sul de Pernambuco, de 2003 a 2006, financiado pela Primate Conservation e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Foi professor de curso técnico em Caraguatatuba-SP, ministrando aulas de preservação de meio ambiente, legislação ambiental, educação ambiental e estudos de impacto ambiental, período que também realizou palestras sobre a situação do Bioma Mata Atlântica no litoral norte de São Paulo. Trabalhou de 2009 a 2012 no programa itinerante: A Mata Atlântica é Aqui! realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, projeto que consta de um caminhão adaptado que visitou mais de 100 cidades em 17 Estados do bioma, desenvolvendo atividades de educação ambiental, mobilização social e oficinas ecopedagogicas para crianças, jovens e adultos,com estabelecimento de parcerias entre outras ONGs, Universidades e prefeituras municipais, o projeto participou do Fórum Social Mundial de 2012 e da Rio +20. Trabalhou de 2013 a 2014 no Instituto Ekko Brasil/Projeto Lontra- base Pantanal-MS, como coordenador de mobilização social e educação ambiental com estabelecimento de parcerias entre departamentos (Educação, Meio Ambiente e Turismo) das Prefeituras de Aquidauana e Anastácio, Universidades locais (Federal e Estadual), CM do Exército e outras instituições públicas e privadas ,para o desenvolvimento de pesquisa científica, atividades socioambientais, workshops e palestras para comunidade local e comunidades ribeirinhas e indígenas. Organização de eventos ambientais como: Sentinelas das Águas (semana da água 2013 e 1014), Simpósio de Lontras e Ariranhas e Curso de Turismo de Conservação. Lecionou como professor convocado em uma escola rural pelo Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, município de Aquidauana-MS as disciplinas se Biologia e Terra, Vida, Trabalho (TVT). Atualmente ocupo o cargo de direção executiva e assessoramento no Geopark Bodoquena-Pantanal e como pesquisador do GEMAP : Grupo de Estudos e Manejo em Áreas Protegidas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

 


 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.