Grupo de adolescentes de São Paulo visitam o Geopark

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 20, 2016 as 13:41 | Voltar

No dia 15.07, recebemos a visita de 33 alunos, 4 professores e 2 monitores do Instituto Acaia- Centro de Estudar Acaia Sagarana-SP, na sede do Geopark Bodoquena Pantanal, núcleo Corumbá.

Alunos e professores da Acaia Sagarana-SP

Alunos e professores da Acaia Sagarana-SP

Os alunos estavam em uma atividade de estudo do meio no Pantanal e visitaram instituições locais com o propósito de realizar pesquisas em diversas áreas como: meio ambiente, turismo, desenvolvimento socioeconômico, biodiversidade etc.

Palestra Geopark BP com coordenador Anderson Palmeira

Palestra Geopark BP com coordenador Anderson Palmeira

Após a palestra e visita à sede onde os alunos conheceram sobre os fósseis, minérios e rochas locais, foi realizada uma trilha interpretativa ao afloramento rochoso onde os pesquisadores estudam a Corumbella.

Alunos na Trilha da Corumbella

Alunos na Trilha da Corumbella

Após chegar à Cacimba da Saúde, alguns alunos conversaram com moradores locais para saber mais sobre o local e um pouco de água foi coletada para análise do perfil bioquímico.

Cacimba da Saúde

Cacimba da Saúde

Coleta de água da Cacimba para análise bioquímica

Coleta de água da Cacimba para análise bioquímica

No trajeto os alunos conheceram o Sr.  "Miúdo", cuidador da horta da Cacimba, que contou sobre a sua produção orgânica e o trabalho em agricultura familiar que beneficia a comunidade local e o Sr. Valdinei que mora na parte baixa do Mirante da Capivara e apresentou as plantas medicinais presentes no local.

Sr Miúdo conversando com alunos sobre a horta

Sr Miúdo conversando com alunos sobre a horta

Sr Valdinei apresentando plantas medicinais locais

Sr Valdinei apresentando plantas medicinais locais

Seguirmos a trilha margeando o Canal do Tamengo, em direção ao Mirante da Capivara, obra recém inaugurada pela Prefeitura Municipal de Corumbá, de onde se tem uma paisagem perfeita do Pantanal.

Sr Vldinei, Anderson, Leo e Felipe no Mirante da Capivara

Sr Valdinei, Anderson, Leo e Felipe no Mirante da Capivara

Foi uma tarde de muita troca de experiências entre estes alunos sedentos de conhecimento, com o nosso coordenador local, professores e acadêmicos da UFGD que monitoraram a visita.

Agradecimentos especiais à Francisca e Eva da Acaia Pantanal pela indicação da visita, aos alunos e professores da Acaia Sagarana-SP pelo interesse no assunto, aos acadêmicos da UFGD- Felipe e Leo pelo apoio na atividade com o grupo e  aos moradores locais; Srs. Miúdo e  Valdinei  que compartilharam  seu importante conhecimento tradicional com os nossos visitantes.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.