Geopark transpondo as fronteiras Brasil- Bolívia

Categoria: Geral | Publicado: sábado, junho 24, 2017 as 13:45 | Voltar

No dia 19/06,  foi realizada uma palestra do Geopark Bodoquena Pantanal em Puerto Suárez - Bolívia, na região de fronteira com Corumbá.

O encontro foi realizado a convite de Marianela Ortiz -Diretora de Turismo da Prefeitura de Pureto Suárez, Departamento de Santa Cruz- Capital Del Pantanal Bolívia e contou com a presença de professores, alunos representantes da educação, turismo e cultura, além da equipe do Geopark com seus colaboradores/voluntários: Maíra Loreto e Diego Cafola.

Equipe Geopark e colaboradores (Maíra e Cafola) com Marianella

Seguiu-se então com a palestra de Anderson Palmeira sobre o Geopark BP e o patrimônio geológico, paleontológico e arqueológico em região de fronteira, bem como para um convite aos 44 presentes;  entre professores, coordenadores, alunos do curso de Turismo e representantes da educação e cultura para uma capacitação em ensino de geociências que será promovida no próximo semestre em parceria com o Geopark Bodoquena Pantanal e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) através do Mestrado em Estudos Fronteiriços.

Os presentes mostravam-se muito receptivos e interessados no assunto, mesmo com a barreira da língua, o que não os impediu de diversas trocas de experiências, inclusive dos bolivianos ressaltando o seu patrimônio geológico e arqueológico.

Após a apresentação, os colaboradores/voluntários do Geopark Maíra Loreto- estudante de Biologia da UFMS- Pantanal e Diego  Cafola - turismólogo e estudante de história da UFMS-Aquidauana, ressaltaram a importância de transpor as " barreiras" criadas pela fronteira e trabalhar em conjunto na proteção e promoção da bio e geo diversidade do Pantanal, através de pesquisas, educação ambiental e turismo.

Agradecimentos muito especiais à Marianela por toda a atenção, dedicação e carinho com a equipe, aos alunos no I.T.E.G.E.B de Turismo,, ao H.A.M.P.S, a U.E Felipe Leonor Ribeira, a U.E J G, Comunidad El Salvo E.F Roman Perroga;  à Maíra e Cafola pela disposição em colaborar conosco como voluntários e a todos os representantes das Prefeituras de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, nos sentimos muito bem acolhidos por vocês.

Gracias hermanos!!!!