Geopark Bodoquena-Pantanal participa da Delegação da FUNDTUR recebida por Ministro do Turismo

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 14, 2015 as 15:50 | Voltar
audiencia_ministro_turismo_ed

Diretoria-Executiva do Geopark Bodoquena-Pantanal é recebida pelo Ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lage, em Brasília (DF)

A delegação formada por representantes da área de turismo dos municípios de Mato Grosso do Sul, Bonito, Corumbá e Bodoquena, além da Diretora-Presidente da Fundação de Turismo do Estado e Presidente do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal, Nilde Brum, do Secretário-Executivo do Geopark e Diretor-Presidente da Fundect, Marcelo Turine, e o Diretor-Científico do Geopark, Afrânio Soriano, esteve reunida com o Ministro do Turismo, Vinicius Nobre Lage, em Brasília (DF) nesta quarta-feira (14/05), para discutir propostas de apoio a implantação de projetos e ações que compõem o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável em Mato Grosso do Sul.

Na oportunidade, a equipe do Geopark Bodoquena-Pantanal salientou junto ao ministro a necessidade do Brasil de implantar uma política específica para apoio à criação e implantação de Geoparks, considerando principalmente os princípios da Rede Global de Geoparks (Globals Geoparks network que conta com os auspícios da UNESCO).  A solicitação partiu da Gestora do Geopark Bodoquena-Pantanal, Nilde Brum, que defende apoio do Governo Federal para estimular a criação de novos Geoparks, e a consolidação dos já existentes.

Outro ponto importante tratado foi sobre o apoio aos projetos do Geopark previstos no Plano de Ação do PDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável da Serra da Bodoquena e região do Pantanal). Estes são voltados à implantação do sistema de sinalização Turística (placas informativas/interpretativas junto aos geossítios e sinalização rodoviária) em todo o Território do Geopark e a implantação de cinco novos Núcleos Regionais do Geopark em convênio com os municípios, uma vez que estes são gerenciados localmente pelos próprios municípios.  Cada Núcleo deverá ter uma sala de exposição (pequeno museu didático científico), sala de palestras, sala de oficinas lúdico-pedagógicas e anfiteatro a céu aberto, com os equipamentos necessários.

O Diretor Científico do Geopark, professor Dr. Afrânio Soriano, ressaltou que os recursos que haviam sido previstos para a implementação da Sede Regional da Serra da Bodoquena do Geopark foram estrategicamente direcionados para a Construção e implantação do Centro de Visitantes do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul e Gruta Nossa Senhora Aparecida e utilização conjunta das estruturas. “Essa proposta, se aprovada pelo ministério, não só otimiza recursos como viabiliza de forma mais efetiva a participação da Equipe Técnica do Geopark nos estudos e pesquisas necessárias para, no futuro próximo, a abertura da Gruta Nossa Senhora Aparecida à visitação, entre outras ações de monitoramento e conservação”, afirma Soriano.  A mesma estratégia foi empregada para a construção e implantação da Sede Regional do Pantanal do Geopark, que será junto ao futuro Monumento Natural da Corumbella (antigo parque da Cacimba da Saúde) no município de Corumbá.

Ações no Estado

As ações de educação ambiental e implantação de Núcleos Regionais, como o de Nioaque, e as Sedes Regionais em estudo possibilitam a municipalização e regionalização da gestão do Geopark Bodoquena-Pantanal. Mas de acordo com o Diretor-Científico, Afrânio Soriano, “há necessidade de investimentos para a consolidação dessas ações, que se baseiam na abordagem sistêmica e estratégias de ‘bottum up’ (de baixo para cima) para imprimir um caráter permanente, participativo, integrado e de autogestão para cada Núcleo municipal ou não”.  Ainda segundo o professor Afranio há necessidade de promover em cada cidadão, instituição, no trade turístico, nos gestores públicos e proprietários de atrativos com patrimônio geológico, o sentimento de pertencimento ao Geopark e a ação protagonista para o uso dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável.

“Nossa primeira experiência está sendo como o Núcleo do Geopark no município de Nioaque, e a resposta tem sido na direção do envolvimento da comunidade e gestores na defesa proteção do patrimônio geológico (e neste caso, principalmente paleontológico) e de propostas de ações e atividades em geoturismo, que têm se dado, neste primeiro momento, por meio da educação ambiental (geoeducação)”, destaca.

De acordo com Turine, o Ministro recebeu com receptividade as propostas apresentadas e as ações executadas no território do Geopark Bodoquena-Pantanal. “Evidenciamos que o Geopark é uma política de Estado e que o Mato Grosso do Sul tem potencial para ter o reconhecimento da Rede Global dos Geoparks”.

Texto: Cristiane Benevides Komiyama - Mídia Ciência/Fundect, com informações Diretoria-Executiva Geopark Bodoquena-Pantanal / Foto: Glauber Queiroz - Ministério do Turismo