Educador ambiental do Geopark visita o Instituto de Geociências da USP

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 9, 2016 as 11:29 | Voltar

No dia 08.08.16, o  educador ambiental do Geopark Bodoquena Pantanal- Anderson Palmeira, visitou o Instituto de Geociências (IGc) da USP (Universidade de São Paulo), com o intuito de conhecer os trabalhos e programas educativos que são oferecidos no instituto e realizar uma palestra intitulada:  Múltiplas experiências em educação Ambiental- lontras, fósseis e outras mais a convite do Prof. Dr Paulo Boggiani.

WP_20160808_17_47_41_Pro

Após uma reunião com a prof. Dra Vânia Maria Nunes dos Santos e seu aluno de mestrado- Diogo Braz Soares, sobre o programa de educação em geociências desenvolvido no Geoparque Ciclo de Ouro em Guarulhos-SP,  foi realizada uma visita ao Museu de Geociências da USP, onde foi observado um grande acervo didático sobre minerais e cristais,  rochas, gemas, meteoritos e fósseis.

WP_20160808_15_26_33_Pro

WP_20160808_15_29_34_Pro

WP_20160808_15_36_21_Pro

WP_20160808_15_38_38_Pro

O Museu funciona como laboratório de aulas práticas para diversas disciplinas de graduação e pós-graduação do Curso de Geologia da USP e de outras instituições universitárias, além de receber alunos do ensino fundamental e médio de São Paulo e outros estados do Brasil.

WP_20160808_15_34_43_Pro

A visita a oficina de réplicas de fósseis da USP que tem o objetivo de difundir a ciência da paleontologia através de réplicas que são utilizadas por estudantes de todos os níveis foi muito importante, pois temos interesse em desenvolver em nossos núcleos do Geopark Bodoquena Pantanal.

WP_20160808_16_03_25_Pro

WP_20160808_16_02_51_Pro

E para finalizar o dia, o educador ambiental- Anderson Palmeira, ministrou uma palestra no auditório do IGc para professores e alunos que passaram a conhecer mais sobre o processo de mobilização social e educação ambiental que vem sendo desenvolvido nos núcleos de Corumbá e Ladário do Geopark, além de outras experiências socioeducativas com lontras, macacos, Mata Atlântica e preservação ambiental.

Agradecimentos especiais ao prof. Dr Paulo Boggiani pelo convite, atenção e carinho; aos professores, alunos ,funcionários do IGc-USP e amigos presentes, pela disponibilidade e interesse durante a palestra.