Na semana passada iniciamos nossas atividades no Núcleo Corumbá realizando o cadastro das famílias da Cacimba da Saúde, afim de diagnosticar o perfil dos moradores desta comunidade vizinha que fica no caminho onde foi descoberto o fóssil da Corumbella.
Esta semana, foi a vez da comunidade vir até o Geopark e no dia 27/04, realizamos uma palestra no núcleo para explicar aos moradores o que é o Geopark Bodoquena Pantanal, seus objetivos, as atividades do tripé: geoconservação, geoeducação, geoturismo; e como o envolvimento comunitário será fundamental na construção deste processo.

Apresentação da equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e voluntários.
Os moradores foram muito receptivos e ao final da apresentação demonstraram interesse nas atividades de geoturismo atuando como guias/piloteiros e na geoeducação para as crianças e jovens do local que são carentes de informações.
Após a palestra tivemos uma aula inaugural de capoeira com o Mestre Daniel, esta atividade será realizada semanalmente em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal da Prefeitura Municipal de Corumbá e o Geopark BP, visando aumentar o interesse da comunidade nas questões socioambientais utilizando ações esportivas como ferramenta para esta transformação.
A aula começou com o aquecimento dos participantes,onde os pais, filhos e os educadores do núcleo participaram fortalecendo o vínculo e proporcionando o bem estar da comunidade.
O Núcleo Corumbá esta em fase de implantação e planejamento das ações junto com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal -Núcleo de Educação Ambiental e neste momento estamos destacando a inserção participativa da comunidade, como uma das premissas fundamentais para o êxito do Geopark Bodoquena Pantanal no que tange o desenvolvimento sustentável.
Agradecimentos a todos os moradores que participaram de nossas atividades neste dia e aos voluntários Gil, Cris, Almir e Mestre Daniel por sua disponibilidade e colaboração.
Publicado por: