Comunidade da Cacimba da Saúde vai ao Geopark !

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 28, 2016 as 16:56 | Voltar

Na semana passada iniciamos nossas atividades no Núcleo Corumbá realizando o cadastro das famílias da Cacimba da Saúde, afim de diagnosticar o perfil dos moradores desta comunidade vizinha que fica no caminho onde foi descoberto o fóssil da Corumbella.

Esta semana, foi a vez da comunidade vir até o Geopark e no dia 27/04, realizamos uma palestra no núcleo para explicar aos moradores o que é o  Geopark Bodoquena Pantanal,  seus objetivos,  as atividades do tripé:  geoconservação, geoeducação, geoturismo; e como o envolvimento comunitário será fundamental na construção deste processo.

Família da Sra. Aline Amorim

Família da Sra. Aline Amorim

Apresentação da equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e voluntários.

Apresentação da equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e voluntários.

Palestra com moradores da cacimba da Saúde

Palestra com moradores da Cacimba da Saúde

Comunidade presente no núcleo Corumbá

Comunidade presente no Núcleo Corumbá

Os moradores foram muito receptivos e ao final da apresentação demonstraram interesse nas atividades de geoturismo atuando como guias/piloteiros e na geoeducação para as crianças e jovens do local que são carentes de informações.

Após a palestra tivemos uma aula inaugural de capoeira com o Mestre Daniel, esta atividade será realizada semanalmente em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal da Prefeitura Municipal de Corumbá e o Geopark BP, visando aumentar o interesse da comunidade nas questões socioambientais utilizando ações esportivas como ferramenta para esta transformação.

A aula começou com o aquecimento dos participantes,onde os pais, filhos e os educadores do núcleo participaram fortalecendo o vínculo e proporcionando o bem estar da comunidade.

Aula inaugural de capoeira com mestre Daniel

Aula inaugural de capoeira com mestre Daniel

Comunidade com pais, filhos e educadores participando da atividade

Comunidade com pais, filhos e educadores participando da atividade

O Núcleo Corumbá esta em fase de implantação e planejamento das ações junto com a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal -Núcleo de Educação Ambiental e neste momento estamos destacando a inserção participativa da comunidade, como uma das  premissas fundamentais para o êxito do Geopark Bodoquena Pantanal no que tange o desenvolvimento sustentável.

Agradecimentos a todos os moradores que participaram de nossas atividades neste dia e aos voluntários Gil, Cris, Almir e Mestre Daniel por sua disponibilidade e colaboração.

 

 

 

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.