Aprendendo mais sobre geologia regional do Pantanal de MS, com o Prof. Dr. Detlef Walde

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 12, 2017 as 16:36 | Voltar

Durante o mês de Março,  tivemos o privilégio de realizar atividades de  campo nos núcleos de Corumbá e Ladário do Geopark Bodoquena Pantanal,  com o Prof Dr. Detlef Walde, da Universidade de Brasília (UNB).

Começamos a expedição sobre a geologia regional da região no Mirante do Cristo Redentor de Corumbá.

Onde podemos ver as Formações do Grupo Corumbá : Dolomitos, Tamengo e Guairacurus, e  encontramos os fósseis de Corumbellla na Formação Bocaína.

Desta mesma perspectiva no local,  observando a morraria que envolve Corumbá e Ladário, podemos observar as ameaças da urbanização.

O próximo ponto  foi a Morraria Do Urucum, visto pela Estrada Parque Pantanal.

Onde conhecemos o Grupo Jacadigo e acima a Formação Urucum- Santa Cruz,  de Ferro e Manganês, que são os minérios explorados pelas mineradoras locais.

Após  nossa passagem pelo Urucum, visitamos o Parque Marina Gattass em Corumbá, onde vemos a Formação Tamengo e fósseis de Cloudina, nas escadarias.

Nos dirigimos,  até a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Pantanal, para observar uma amostra,  que esta no departamento de Geografia e poder visualizar melhor o fóssil de Cloudina *. (Cloudinidae é uma família de metazoários que contém um único gênero, o Cloudina, que viveram do período Ediacariano ao Cambriano. Eles são formados por escala milimétricas de fósseis cônicos constituídos de cones de calcário, entre outros, que dão uma aparência desconhecida ao organismo. Fonte Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cloudinidae)

E para finalizar,  a expedição fomos conhecer a Mineradora Corcal, onde a pesquisadora e aluna de doutorado da UNB- Ana Flor, pode coletar algumas amostras de Corumbella para a sua pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr Detlef Walde.

Estas experiências com os pesquisadores em geoconservação, paleontologia, arqueologia entre outras;  só fortalecem o nosso projeto e agregam mais conhecimento e inquietação de duvidas, sobre como foi e esta sendo decifrar, entender e repassar os conhecimentos científicos adquiridos sobre a história da vida no Planeta Terra!

Agradecimentos a todos pesquisadores que se empenham em fazer este legado e compartilharem seus conhecimentos com o Geopark Bodoquena Pantanal em especial ao prof Dr. Detlef Walde, descobridor da Corumbella e entusiasta em populariza-la perante a comunidade regional.

E Parabéns!!!! hoje o senhor completa mais um ano de vida, mas  tem muito ainda tem muito o que nos ensinar !!!!!