Aprendendo e compartilhando conhecimentos com parceiros do Geopark

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 20, 2017 as 12:17 | Voltar

A semana passada foi bem intensa, com a nossa  participação em projetos de instituições parceiras que atuam aqui na região do Pantanal, contribuindo para a conservação da natureza, seus animais e  de suas pessoas.

No dia 13, assistimos na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza;  a uma palestra sobre o Projeto Felinos Pantaneiros, coordenado pelo médico veterinário- Diego Viana, do Instituto Homem Pantaneiro.

Foi uma apresentação muito interessante, com dados atualizados e coletados na região da Serra do Amolar e em outras fazendas do Pantanal. O trabalho vem sendo monitorado através de  " câmeras trap"  e os resultados estão surpreendendo aos pesquisadores de felinos de todo o Brasil, inclusive mudando antigos hábitos e crenças de produtores de gados locais.

Parabéns Diego Viana pela explanação, o auditório estava cheio e com certeza contribui  para o conhecimento de todos os presentes e nos encantou com as imagens.

No dia 17.06,   participamos de um encontro com 37 estudantes e 4 profs do Colégio Salesiano Santa Tereza de Corumbá, promovido pelo Instituto Uniom.

Esta ação faz parte de um projeto socioambiental entre o Instituto UNIOM com seus colaboradores e o Colégio Salesianos, tendo por objetivo de desenvolver a construção do conhecimento de forma prática e teórica abordando temas como: Biomas Brasileiros, Fauna e Flora, educação Ambiental, sustentabilidade; entre outros, promovendo a vivência, a troca de informações e o trabalho em equipe, através de encontros com duração de um dia, realizados no Balneário Iracema.

Na chegada, todos formaram uma roda para apresentação e afirmaram o comprometimento de cuidar de nossa Mãe Terra.

Foi então realizada uma palestra sobre os Biomas brasileiros com foco no Pantanal e divididos em grupos,  realizaram trilhas com o objetivo de conhecer sobre a flora local.

Pausa para o almoço e na parte da tarde uma palestra sobre a história das ervas medicinais, seguida da construção coletiva de dois espirais de ervas.

Enquanto outro grupo preparava tintas ecológicas,  utilizando terra e  minério como pigmentos, para colorir  estruturas do balneário, todos estavam felizes com a nova descoberta!

Finalizamos o dia com uma grande roda novamente para avaliação dos trabalhos e  um bom banho de rio , para fazer a alegria completa !!!

Gratidão a todos que compartilharam suas experiências, descobertas e aos nossos parceiros Instituto Homem Pantaneiro e Instituto UNIOM por nos possibilitar esta troca, Juntos Somos UM!

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.