Alunos de Educação Ambiental da UFMS-Aquidauna visitam Geopark

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 6, 2016 as 15:25 | Voltar

No domingo 04.09, recebemos os alunos de Geografia e Biologia da disciplina de Educação Ambiental ministrada na UFMS- Aquidauana pela prof. Eva Teixeira dos Santos, acompanhados do prof.  Fernando Farias.

Na parte da manhã foi realizada a visita no Núcleo Corumbá, o grupo assistiu a uma palestra de Anderson Palmeira, sobre o Geopark Bodoquena Pantanal que ao final, contou aos alunos como vem sendo sua trajetória em educação ambiental.

palestra

Após a palestra, o grupo seguiu em direção ao afloramento rochoso, onde são estudados os fósseis de Corumbella e conheceram a Cacimba, um pouco da sua história e dos moradores.

trilha corumbella

corumbella

O grupo foi então para o Cristo Redentor, de onde tivemos uma visão da cidade de Corumbá e da planície do Pantanal.

WP_20160904_11_37_01_Pro

Na parte da tarde, o grupo visitou o assentamento 72,  onde os moradores vem desenvolvendo juntamente com a EMBRAPA e UFMS- Corumbá a transição do sistema de agricultura tradicional para o modelo agroecológico.

O Sr. Felipe- presidente da associação de moradores do assentamento 72 recebeu o grupo e contou sobre a história do local que deixou  todos emocionados.

WP_20160904_14_33_01_Pro

WP_20160904_14_23_43_Pro

WP_20160904_14_55_04_Pro

A última parada foi na sede da APA Baía Negra, onde funciona o núcleo de Ladário do Geopark Bodoquena Pantanal.

Fomos recebidos pela Dona Julia Gonzales- presidente da Associação de moradores da APA Baía Negra que contou sobre o local, os alunos puderam observar a Morraria do Urucum e conversamos sobre a geomorfologia e o potencial turístico que a região possui.

WP_20160904_16_25_02_Pro

Ao final os alunos puderam experimentar a rapadura de Jaracatiá, oferecido por Dona Zilda - moradora local e aprovaram o doce!

WP_20160904_16_42_09_Pro

Foi um domingo bem intenso e muito produtivo, pois os alunos puderam conhecer pessoalmente o processo de mobilização social e educação ambiental que vem sendo desenvolvido com comunidades tradicionais (pescadores, ribeirinhos e assentados)  nos territórios dos núcleos Corumbá e Ladário do Geopark Bodoquena Pantanal.

Agradecimentos aos parceiros Dona Julia, Sr Felipe, Dona Zilda por receber o grupo, aos alunos e professores da UFMS- Campus Aquidauana pela visita.

 

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.