Equipe do Geopark-BP visita caverna com professores

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 2, 2015 as 08:23 | Voltar

IMG-20151202-WA0004

No dia 21/11/2015 o Geopark-BP/FUNDECT e o GEMAP- Grupo de Estudos de Manejo em Áreas Protegidas/UEMS-Aquidauana, fizeram uma visita técnica com professores da rede pública de Nioaque-MS na caverna Toca da Onça, que se localiza no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, na porção do município de Jardim.

A visita técnica contou com o apoio do Chefe do PARNA de Bodoquena Sandro Pereira, dos Geólogos do Geopark-BP Alex e Fábio, das geomonitoras do núcleo de Nioaque, Andréa e Noêmia, além da vice secretária de educação de Nioaque Jaqueline Paz.

IMG-20151202-WA0014

A atividade teve início com uma trilha até a caverna, na qual, foi apresentado aos professores noções de localização com mapas e gps, depois o Chefe do Parque falou um pouco sobre o PARNA de Bodoquena.

IMG-20151202-WA0009

IMG-20151202-WA0012

  Antes de entrarem na caverna, a equipe do Geopark explanou sobre o tema, explicando a importância das cavernas e de sua preservação. Falou também sobre a Espeleologia que é estudo das cavernas, uma ciência multidisciplinar que abrange geologia, geografia, hidrologia, história, química, arqueologia, biologia, entre outras ciências.

20151121_110908

Durante a visita ao interior da caverna, foi apresentado e discutido temas como formação das cavernas, tipos de espeleotemas (estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, etc), fauna cavernícola além de técnicas de mapeamento de cavernas.

20151121_105009

Lema da espeleologia.

“De uma caverna nada se tira, a não ser fotos; nada se deixa, a não ser pegadas; nada se mata, a não ser o tempo e nada se leva, além de lembranças”.

Esta atividade faz parte de um projeto pesquisa do GEMAP/UEMS financiado pela FUNDECT/CNPq, intitulado “Geossítios como fator motivador para prática pedagógica de professores da rede pública: um estudo de caso no Geopark Bodoquena Pantanal”, coordenados pelos professores João Mianutti e Afranio Jose Soriano Soares.

20151121_115932

O projeto tem como objetivo oportunizar a professores do sistema público de educação, por meio de cursos, oficinas de qualificação/atualização, excursões a campo e apoio técnico pedagógico e de infraestrutura básica, a vivencia de atividades práticas e teóricas de Educação Ambiental em geoconservação, com intuito de internalizar essa temática junto a prática pedagógica destes e de subsidiar a proposição de um roteiro metodológico para projetos educacionais junto ao Geopark-BP.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.