No dia 21/11/2015 o Geopark-BP/FUNDECT e o GEMAP- Grupo de Estudos de Manejo em Áreas Protegidas/UEMS-Aquidauana, fizeram uma visita técnica com professores da rede pública de Nioaque-MS na caverna Toca da Onça, que se localiza no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, na porção do município de Jardim.
A visita técnica contou com o apoio do Chefe do PARNA de Bodoquena Sandro Pereira, dos Geólogos do Geopark-BP Alex e Fábio, das geomonitoras do núcleo de Nioaque, Andréa e Noêmia, além da vice secretária de educação de Nioaque Jaqueline Paz.
A atividade teve início com uma trilha até a caverna, na qual, foi apresentado aos professores noções de localização com mapas e gps, depois o Chefe do Parque falou um pouco sobre o PARNA de Bodoquena.
Antes de entrarem na caverna, a equipe do Geopark explanou sobre o tema, explicando a importância das cavernas e de sua preservação. Falou também sobre a Espeleologia que é estudo das cavernas, uma ciência multidisciplinar que abrange geologia, geografia, hidrologia, história, química, arqueologia, biologia, entre outras ciências.
Durante a visita ao interior da caverna, foi apresentado e discutido temas como formação das cavernas, tipos de espeleotemas (estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, etc), fauna cavernícola além de técnicas de mapeamento de cavernas.
Lema da espeleologia.
“De uma caverna nada se tira, a não ser fotos; nada se deixa, a não ser pegadas; nada se mata, a não ser o tempo e nada se leva, além de lembranças”.
Esta atividade faz parte de um projeto pesquisa do GEMAP/UEMS financiado pela FUNDECT/CNPq, intitulado “Geossítios como fator motivador para prática pedagógica de professores da rede pública: um estudo de caso no Geopark Bodoquena Pantanal”, coordenados pelos professores João Mianutti e Afranio Jose Soriano Soares.
O projeto tem como objetivo oportunizar a professores do sistema público de educação, por meio de cursos, oficinas de qualificação/atualização, excursões a campo e apoio técnico pedagógico e de infraestrutura básica, a vivencia de atividades práticas e teóricas de Educação Ambiental em geoconservação, com intuito de internalizar essa temática junto a prática pedagógica destes e de subsidiar a proposição de um roteiro metodológico para projetos educacionais junto ao Geopark-BP.
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