Atividades em Ladário e Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 9, 2016 as 14:07 | Voltar

Entre os dias 02 a 04/03, o geólogo Alex Teixeira e o biólogo Anderson Palmeira, da equipe Geopark Bodoquena-Pantanal, estiveram nas cidades de Ladário e Corumbá, MS, com a missão de elaborar um roteiro para a visita técnica que será realizada no dia 15/03/2016, após a reunião dos Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal. A reunião ocorrerá durante o evento da Rota do Desenvolvimento em Corumbá, consolidando a abertura dos dois núcleos regionais.

As expedições em Ladário começaram com visita ao Assentamento 72, na região da APA Baía Negra, onde acompanhados pelo Sr. Felipe Cristaldo (presidente da Associação de Moradores do assentamento) e Dona Julia (presidente da Associação de Moradores da APA Baía Negra), realizaram visitas a locais com interesse geológico e geossítios ideais para o desenvolvimento do ecoturismo de base comunitária. As visitas foram realizadas por estradas vicinais dentro da APA e Estrada Parque Pantanal.

IMG_7405

Equipe do Geopark com Felipe Cristaldo (presidente da Associação de Moradores do Assentamento 72) e Dona Julia (presidente da Associação de Moradores da APA Baía Negra)

 

Na parte da tarde, Dona Julia e Lígia Lopes (diretora da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Ladário), acompanharam a equipe em uma visita embarcada à Baía Negra e Baía do Arrozal.  Ao fundo das baías encontram-se as Morrarias do Urucum, Morro Grande, Serra de Santa Cruz e Serra do Rabicho. Além da beleza cênica da geomorfologia desta paisagem, esse local possui também grande importância econômica para a região, devido ao minério que a região produz.  Durante o percurso foram avistadas vitórias régias, diversas aves e alguns afloramentos de rochas nas margens. Essa diversidade ilustra a beleza ímpar do local e ressalta a importância da conservação destes locais.

IMG_7586

Vista das Morrarias ao fundo da APA da Baía Negra

IMG_7527

Vitórias Régias na Lagoa do Arrozal

Na visita aos parceiros de Corumbá, o encontro aconteceu na Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, onde, após uma breve conversa com a presidente da FMA e vice prefeita Marcia Rolon e sua equipe Tenente Rondon e Wellington, foi realizada uma visita técnica acompanhado pela equipe do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ao sítio Arqueológico Lajedo, um geossítio localizado na estrada BR-262 (mais especificamente, na Fazenda Figueirinha) a cerca de 30 km de Corumbá.  Neste local é possível observar inscrições rupestres que, segundo pesquisas arqueológicas, apontam a presença de grupos de caçadores/coletores pré-cerâmicos de 2.000 a 3.000 anos.

IMG_7897

Inscrições rupestres

O trabalho foi bem intenso e com certeza quem participar do evento poderá ter o privilégio de realizar o roteiro conosco e deixar suas contribuições.

 Durante o evento, que ocorrerá dia no 15/03, destacamos:

-  Palestra:  A importância da Corumbella: os primeiros passos da vida multicelular na Terra preservada na região de Corumbá-MS (FUNDECT), proferida pelo Dr. Detlef Hans-Gert Walde, Instituto de Geociências, Universidade de Brasília.

-  1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal / 2016. Contaremos com a presença do Presidente do Conselho, Secretário de Estado Athayde Nery (SECTEI), do Secretário Executivo, Dr. Marcelo Turine (Diretor-Presidente da FUNDECT), e do Diretor Científico, Dr. Afrânio Soriano (UEMS).

Para maiores informações acesse o site:

http://www.rotadodesenvolvimentoms.com.br/corumba/programacao-corumba/

Texto e fotos: equipe do Geopark Bodoquena-Pantanal

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.