Equipe do Geopark Bodoquena Pantanal Ministra Palestra no Municipio de Ladário

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 9, 2015 as 10:35 | Voltar

ladario2

Na segunda feira 01/06/2015 a equipe do Geopark Bodoquena-Pantanal (GPBP) a convite da prefeitura municipal de Ladário, ministrou a palestra Geopark Bodoquena-Pantanal: perspectivas atuais e futuras. A palestra ocorreu durante a solenidade de abertura da 7ª Semana do Meio Ambiente de Ladário, que aconteceu entre os dias 29/05 a 03/06, evento organizado pela Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Educação e EMBRAPA Pantanal.

A palestra foi ministrada pelo Diretor científico do Geoprak Afranio Jose Soriano Soares com apoio do geólogo do GPBP Alex da Costa Teixeira, esta abordou primeiramente o conceito de Geopark, que tem como princípio básico o desenvolvimento sustentável local por meio da valorização de um patrimônio geológico ou cultural, além do desenvolvimento de programas educativos de sensibilização para a geociências e para a geodiversidade.

Posteriormente foi apresentado o programa de nucleação, que está sendo desenvolvido devido à grande extensão do território do GPBP. O objetivo da nucleação é fortalecer o programa nas cidades que compõe seu território e promover a difusão da geociencias (geoeducação, geoturismo e geoconservação) junto aos municípios parceiros do GPBP, assim como estimular o desenvolvimento de competências locais e integração geral no território, desta forma, promovendo o desenvolvimento socioeconômico local, e o desenvolvimento sustentável nos municípios.

No dia 02 (terça-feira), a equipe do GPBP, reuniu-se com o prefeito José Antonio Assad e Faria e com o Secretário Especial de Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Jorge de Castro, para discutir a implementação de um núcleo do GPBP na cidade, que posteriormente pode vir a ser a sede regional do GPBP no Pantanal. Depois da reunião o secretário De Castro e sua equipe, acompanharam a equipe do GPBP na visitação da APA da Baia Negra, local onde poderá ser a futura sede regional, além de outros locais de interesse para o geopark.

ladario

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.