Lentes Calcárias do Rio Miranda/Estrada Parque Pantanal Sul

geo 24 lentes calarias Miranda

Localização: Município de Corumbá
Coordenadas: 57002’12“W - 19034‘53“S.
Calcários coquinóides quaternários da Formação Xaraiés, contendo abundantes fósseis de moluscos atuais (Pomá-ceas). Geossítio importante para interpretações paleoclimáticas e para a desmistificação de que o Pantanal teria sido mar (crença popular que remonta à toponímia espanhola do século XVI que considerava o Pantanal – “mar de Xaraés”). Situa-se na Estrada-Parque, via não-pavimentada que cruza os pantanais do Miranda e Rio Negro por 120 Km, eixo de intensa visitação turística em busca da observação de animais e do contato com a natureza. Por se situar próximo
à estrada encontra-se ameaçado. Recentemente, foi quase que soterrado, em razão de um aterro feito para implantar um acesso ao pátio de obras de uma empresa que executava o melhoramento da ponte sobre o Rio Miranda.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.