Expedição socioambiental visita escolas pantaneiras do Rio Paraguai (Parte 1)

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 31, 2016 as 15:49 | Voltar

Entre os dias 24 a 27/10, foi realizada uma expedição com o objetivo de realizar atividades de educação socioambiental em 5 escolas pantaneiras, localizadas ao longo do Rio Paraguai.

Com a  iniciativa  da Polícia Militar Ambiental e o apoio dos parceiros: 6° Batalhão da Polícia Militar, IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), Fundação de Meio Ambiente do Pantanal , Geopark Bodoquena Pantanal e TV Morena.

Equipe da expedição

Equipe da expedição e TV Morena

A primeira escola visitada foi a Jatobazinho, escola municipal apoiada pela ONG ACAIA Pantanal.

jatobazinho

Após a apresentação motivacional do PM Gerson Freitas, foi a vez de Liliane Lacerda do IASB conversar com os alunos sobre o Pantanal, sua biodiversidade e ameaças.

Os alunos estavam curiosos para realizarem as outras atividades e seguimos com os grupos de estudantes para: Palestra Proerd, oficinas de pegadas, no rastro dos bichos, jogo de tabuleiro, exposição de animais taxidermizados da PMA e estande do Geopark Bodoquena Pantanal, contando um pouco da história do local através da geologia e dos fósseis.

wp_20161024_15_38_47_pro

jogo

rastro

wp_20161024_15_36_56_pro

wp_20161024_14_23_23_pro

onca

wp_20161024_14_36_23_pro

wp_20161024_15_50_40_pro

O clima foi de felicidade geral com muita troca de experiências, no final todos receberam os calendários do IASB, além de publicações para escola e brindes aos alunos.

calendarios

A segunda escola visitada foi a Paraguai Mirim e as atividades ocorreram de forma simultânea para que os alunos pudessem vivenciar todas as oficinas.

O PM Gerson abriu o dia, falando sobre as profissões e sonhos, objetivando motivar os alunos a pensar e acreditarem na realização dos mesmos.

wp_20161025_08_26_42_pro

A SD Kennia Moura da PM, conversou com os alunos sobre o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e o mascote Daren, fez a alegria da criançada.

kenia-paraguai-mirim

Foi realizada uma roda de conversa coordenada por Liliane Lacerda, (IASB) com os alunos, afim de conversar sobre o Pantanal a sua fauna e flora, além dos impactos da pesca exploratória e período de defeso.

wp_20161025_08_49_08_pro

O estande do Geopark Bodoquena Pantanal despertou a curiosidade dos alunos sobre a geologia do Pantanal e os seres que deixaram seus registros através dos fósseis como a Corumbella em Corumbá e do Tigre Dente de Sabre na região de Jardim.

wp_20161025_09_07_18_pro

As oficinas de pegadas foram realizadas nas margens do Rio Paraguai.

wp_20161025_07_58_40_pro

Foram dois dias de atividades intensas e muito compartilhar de conhecimentos entre os alunos, educadores e professores.

Agradecimentos especiais ao Tenente Diego Ferreira-PMA, pelo convite e iniciativa em tornar esta expedição possível, aos parceiros da PM: Kennia Moura, Gerson Freitas e Lobo pela dedicação e excelente trabalho social que desenvolvem na instituição, ao Sgto Alves pelo cuidado e atenção com todos, à Liliane Lacerda-IASB, pelo vasto conhecimento e rico material disponibilizado por sua instituição; aos alunos, professores e coordenadores das escolas que nos receberam com carinho e atenção, aos parceiros da TV Morena pela excelente reportagem.

Veja mais os registros destes dias através do trabalho realizado pela equipe da TV Morena, seguem os links das reportagens:

Continuem nos acompanhando que ainda tem mais histórias das próximas 3 escolas.