Pesquisadores do Instituto de Geociências da USP visitam geossítios em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: sábado, maio 27, 2017 as 11:47 | Voltar

Entre os dias 16 a 20 de maio, o grupo de pesquisadores, professores e alunos do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) , estiveram na região de Corumbá/ Ladário para trabalhos de campo do Projeto Temático  “Sistema Terra
Neoproterozoico e a evolução da complexidade biológica“ ,sob a coordenação do Dr. Ricardo Trindade.

O Geopark Bodoquena Pantanal acompanhou os alunos/ pesquisadores Paulo Eiji Koki,  Leonardo Ceballos e Guilherme Navarro que irá desenvolver o projeto de iniciação científica intitulado: Inventário do Patrimônio Geológico na área proposta para o Geopark
Bodoquena - Pantanal, sob a orientação do prof. Dr. Paulo Boggiani em visitas aos geossítios de Corumbá.

Este inventário tem como objetivos:

-Levantar todos geossítios já identificados para o Geopark e novos, ainda  não incluídos, na região de Corumbá e Maciço do Urucum, com base na bibliografia e  consulta a pesquisadores,
- Inventariar e avaliar esses geossítios através de diferentes métodos de valoração do Patrimônio Geológico,
- Propor um roteiro geológico-paleontológico para a região.

O primeiro geossítio visitado,  foi o Parque Municipal Marina Gatass,  com afloramentos do Grupo Corumbá e no pavimento podem ser observadas lâminas de rochas calcárias fossilíferas da região, com impressões do fóssil Cloudina.

Seguimos então, paro o geossítio  Corumbella/ Parque Ecológico Cacimba,  escarpa que é sustentada por calcários da Formação Tamengo, Grupo Corumbá, apresentando um nível com ocorrência do fóssil Corumbella werneri, assim denominada por Walde et al. (1982), em homenagem à cidade de Corumbá.

O próximo geossítio visitado foi Escadinha da XV, acompanhados da técnica Edvania do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no local há  exposição de calcretes da Formação Xaraiés e sitio de valor arquitetônico e cultural, tombado pelo IPHAN.  Atualmente o local encontra-se fechado para passagem do público, devido a deslizamentos das rochas e infiltrações na tubulação da rede de água.

Seguimos então, para o geossítio:  Crosta laterítica com inscrições rupestres Fazenda Figueirinha / Lajedo.

Crosta laterítica sobre conglomerados ferruginosos petromíticos da Formação Urucum, com inscrições em baixo relevo de círculos concêntricos, circunferências, espirais, linhas sinuosas e tridáctilos, estendidos por centenas de metros. Pesquisas arqueológicas apontam a presença de grupos de caçadores/coletores pré-cerâmicos, há cerca de 2.000 – 3.000 anos.

E finalizamos nossas visitas na Universidade Federal de mato Grosso do Sul- campus Pantanal para que os alunos pudessem conhecer uma grande amostra com fósseis de Cloudina.

Agradecemos a todos os pesquisadores que compartilharam conosco seus conhecimentos durante a semana, uma das funções dos Geoparks é  geoconservação e a pesquisa científica e assim sendo, estaremos sempre a disposição para acompanha-los em seus trabalhos de campo.