Geopark Bodoquena Pantanal na Rota do Desenvolvimento

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, março 21, 2016 as 10:00 | Voltar

Entre os dias 15 a 17/03 a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sebrae e outras entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, promoveu  o evento Rota do Desenvolvimento na cidade de Corumbá, uma ação do Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento e crescimento regional, empreendedorismo, cultura, turismo, pesquisa e meio ambiente.

A equipe do Geopark Bodoquena Pantanal: Afranio Soriano (diretor científico), Alex Teixeira (geólogo) e Anderson Palmeira (biólogo) e Guilhermina Brites (admisntrativo), estiveram presentes no evento promovendo as atividades referentes aos novos núcleos regionais: Corumbá e Ladário; bem como para a assinatura do termo de cooperação referente ao Geopark Bodoquena-Pantanal entre Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

rota 1

As atividades se iniciaram na manhã do dia 15, mediadas pelo Dr. Aguinaldo Silva do Departamento do Laboratório de Geotecnologias UFMS-Pantanal, dando as boas vindas aos participantes e autoridades presentes.

rota 2

Logo após, o geólogo Dr. Detlef Hans Walde do Instituto de Geociências da Universidade de Brasilia, ministrou a palestra intitulada: A importância da Corumbella: os primeiros passos da vida multicelular na Terra preservada na região de Corumbá-MS.

rota 3

Foi um momento muito esperado pelos presentes, pois o Dr. Detlef Walde contou o histórico de descoberta do fóssil Corumbella werneri em seus estudados realizados na região, no início da década de 80.

Segundo o professor: “A Corumbella é do período Ediacariano, em que se estima ter de 500 a 600 milhões de anos, só para compararmos, o registro dos dinossauros somam mais ou menos 140 milhões de ano no período jurássico. Essas rochas estão preservadas aqui na região de Corumbá onde descobrimos tubos muito primitivos que são macro fósseis de organismos daquela época, o que é muito importante para a documentação do desenvolvimento da vida na Terra”. Justificando assim, o interesse internacional de financiamento de pesquisas  nas quais a cidade de Corumbá esta inserida na lista das quatro áreas mundiais prioritárias de investimentos.

rota 4

Seguindo as atividades, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal /2016, foram chamadas para compor a mesa de autoridades, o Presidente do Conselho: Secretário de Estado Athayde Nery (SECTEI), o Secretário Executivo: Dr. Marcelo Turine – Diretor-Presidente (FUNDECT), o Diretor Científico: Dr. Afrânio Soriano (UEMS) e Marcia Rolon (vice Prefeita de Corumbá e Diretora da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal).

O Presidente do Conselho e Secretário de Estado: Athayde Nery, iniciou a reunião saudando a todos os representantes do Conselho Gestor e demais participantes e reiterou o compromisso da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI) no repasse orçamentário anual, através da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) afim de atender o demanda das ações de pesquisa, implantação e gestão dos novos núcleos do Geopark em parceria com os municípios. Em sua fala, o secretário Athayde Neri reforçou a importância dos convênios entre o Estado, os municípios e a participação da sociedade civil, afim de, consolidar as ações e fomentar políticas públicas para a geoconservação, geoeducação, geoturismo e pesquisas nos núcleos onde estão estabelecidos os Geoparks.

rota 5

Seguida a abertura, a vice prefeita de Corumbá e Diretora da Fundação de Meio Ambiente: Marcia Rolon, falou sobre a implantação do novo núcleo: Corumbá e a abertura oficial da sede na Cacimba, que irá abrigar a equipe regional do Geopark junto ao Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente.do Pantanal.

rota 6

Logo após, o Presidente da FUNDECT: Marcelo Turine falou sobre o termo de compromisso que o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, e o governador Reinaldo Azambuja irão assinar para a implantação do Núcleo Corumbá do Geopark e a importância dos trabalhos na região, para a inclusão do Geopark BP na UNESCO sendo reconhecido mundialmente pela rede global de geoparks,

rota 7

A última apresentação foi a do diretor científico do Geopark BP e professor da UEMS: Dr. Afranio Soriano, sobre ações da pauta do conselho gestor e abertura dos novos núcleos na região.

rota 8

Na parte da tarde, foram realizadas as duas visitas técnicas aos núcleos Corumbá e Ladário, monitoradas pela equipe Geopark e acompanhados pelo Dr. Detlef  Walde, Athayde Nery e participantes convidados pela manhã.

A primeira visita foi realizada em Corumbá, partindo de barco do porto de Corumbá em direção ao afloramento rochoso, onde foi possível ver o fóssil da Corumbella  e o privilégio de uma aula particular com o pesquisador que iniciou as pesquisas, logo em seguida os participantes da expedição conheceram o novo núcleo Corumbá na Cacimba, onde uma exposição de rochas, fósseis e banners mostrou um pouco de como serão as ações locais, além da apresentação de toda a equipe do núcleo.

rota 9

rota 10

wp_20160315_15_19_58_Pro

A segunda visita técnica foi realizada no município de Ladário na região  da APA Baía Negra, onde os participantes foram conduzidos de barco pelos parceiros da Marinha através da Baía do Arrozal, foram observadas e discutidas a geomorfologia da Morraria do Urucum, Morro Grande, Serra de Santa Cruz e Serra do Rabicho. Em uma parada realizada em afloramento rochoso nas margens da baía, foram apresentadas rochas que datam de 2 bilhões de anos e contam mais sobre a história da região e da Terra.

rota 11

rota 12

No dia 16/03 o Governador do Estado Reinaldo Azambuja esteve no evento para assinatura do termo de cooperação referente ao Geopark Bodoquena-Pantanal entre Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) com os seus representante. Este momento foi muito importante para consolidar o fortalecimento institucional e as parcerias além de garantir a solidez de nossas propostas atuais e futuras.

rota 13

Estas foram as ações que a equipe do Geopark Bodoquena Pantanal realizaram durante a Rota do Desenvolvimento Região Pantanal e somam mais esforços para a implementação e gestão dos novos núcleos e fortalecimento institucional.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.