Corumbella/Parque Ecológico das Cacimbas

Localização: Bairro Cacimba da Saúde, Corumbá;
Coordenadas: 57040’02“W - 18059’57“S.
Escarpa de mais ou menos 10 metros de altura no limite com a planície do Rio Paraguai (Pantanal). A escarpa é sustentada por calcários da Formação Tamengo, Grupo Corumbá, apresentando um nível com ocorrência do fóssil Corumbella werneri, assim denominada por Walde et al. (1982), em homenagem à cidade de Corumbá.

Corumbella

Com mais de 580 milhões de anos é o megafóssil (metazoário) mais antigo até o momento encontrado na América do Sul. É importantíssimo para investigar importante intervalo da evolução da vida no planeta, durante o Período Ediacariano (635 a 542 milhões de anos) no final do Neoproterozóico, quando deu-se a explosão dadiva no planeta. Por ser um uma forma de vida muito primitiva, com um tipo de esqueleto ainda muito precário, é importante para compreender como começaram a se desenvolver os esqueletos
dos organismos. Além da importância paleontológica e estratigráfica, o geossítio situa-se numa região muito bonita, porém, bastante degradada ambientalmente pela ocupação urbana desordenada, com muito lixo espalhado por todos os lados e moradias muito precárias, sem a mínima infraestrutura. Há de se destacar ainda que no local existe uma bela e histórica nascente  ´água, em recuperação quando foi fotografada, e se trata de uma área de risco de queda de blocos de rochas e de
movimentos de massa, risco ampliado pela forma com que foi urbanizada. A adequação deste geossítio para a visitação seria um bom exemplo para mostrar como as iniciativas de um Geopark podem contribuir para melhorar a qualidade ambiental e de vida de um local, hoje bastante degradada.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.