I WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISAS do Geopark Bodoquena Pantanal

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 15, 2017 as 18:32 | Voltar

Aconteceu entre os dias 07 e 08/03 /2017,  o I Workshop de Integração de Pesquisas do Geopark Bodoquena Pantanal,  afim de reunir os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados no edital Fundect/SECTEI 27/2016, com realização do CEMAP/GEMAP/UEMS-Aquidauana.

As atividades começaram no dia 07/03 com a presença dos pesquisadores, alunos e autoridades:  Márcio de Araújo Pereira- diretor científico da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) , Claudia Medeiros- Superintendente de Economia Criativa da SECTEI  (Secretaria do Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação) , no ato representando o Secretário Athayde Neri,  Elói Panachuki - diretor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)- Campus Aquidauna.

O diretor científico do Geopark BP- Dr. Afranio Soriano, realizou a abertura do evento, agradecendo a todos os presentes e coordenando as apresentações.

A primeira apresentação foi da Dra. Lívia Cordeiro (pesq. DCR UFMS/Fundect) intitulada: Projeto Potiicoara e a importância do Patrimônio Geoambiental da Gruta do Lago Azul. Onde foi discutida a importância das pesquisas espeológicas (realizadas em cavernas) da Região da Serra da Bodoquena, com a descoberta de espécies endêmicas (que só existem no local) e de fósseis da mega fauna encontradas na Gruta do Lago Azul, como os da Preguiça Gigante e do Tigre Dente de Sabre .

Seguidas da apresentação do Márcio de Araújo Pereira- diretor científico da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), que em sua fala afirmou que o Geopark BP é um projeto do Estado de Mato Grosso do Sul e o governo tem o interesse  em fomentar as atividades através do edital 27/2016, reconhecendo o nosso trabalho em prol da conservação, pesquisa e educação ambiental do patrimônio geológico e paleontológico, assim como o desenvolvimento sustentável das comunidades onde se desenvolvem as atividades do núcleos.

A palestra do Prof. Dr. Aguinaldo Silva (UFMS - Campus Pantanal) intitulada: Geopark Bodoquena-Pantanal: ações estratégicas de geoconservação e projetos educacionais integrados para o fortalecimento e consolidação dos núcleos de Corumbá e Ladário. Visa o desenvolvimento de atividades de geoconservação e educação ambiental do patrimônio paleontológico da região representado pela Corumbella werneri, tendo como parceiro o Dr. Detlef Walde, através de seu projeto: A importância do patrimônio científico das unidades do Neoproterozoico dos Grupos Corumbá e Jacadigo na região de Corumbá-MS e suas ameaças causadas pela a expansão urbana-industrial.

Seguidas, foram ministradas as palestras:

- Geobiodiversidade e Geoeducação na Bacia do Rio Salobra como subsídios à nucleação do Geopark Bodoquena-Pantanal no município de Bodoquena, da Profa. Dra. Sandra Gabas (UFMS - Campo Grande).
- Geoeducação nas Terras Indígenas da Região do Geoparque
Bodoquena-Pantanal da Profa. Dra. Sandra Cristina Souza
(UEMS - Jardim).

-Geopark Móvel: a historia da Terra contada nas rochas e fósseis
de Mato Grosso do Sul; projeto de difusão e popularização
itinerante da ciência geológica em todo território do Geopark
Bodoquena Pantanal, apresentado pelo prof. Dr. Afranio Soriano (GEMAP/CEMAP-UEMS)

- Propostas para o levantamento do patrimônio geológico e a expansão urbana industrial na região de Corumbá- MS: Contribuição para o planejamento estratégico do Geoparque Bodoquena Pantanal da Geóloga Anna Luiza Garção
PUC de Goiás.

Profa. Dra. Sandra Gabas
(UFMS - Campo Grande)

Profa. Dra. Sandra Cristina Souza
(UEMS - Jardim)

No dia 08/03 as atividades começaram com a apresentação do prof. Dr. Detlef  Walde com a palestra intitulada: A importância Geológica da região de Corumbá/Ladário e o descobrimento da Corumbella sp.

Haviam presentes além dos pesquisadores, alunos da UEMS e UFMS de Campo Grande, que foram prestigiar sua palestra e conhecer a história do descobrimento da Corumbella.

Dra Lívia com fóssil de Corumbella

Após a palestra, o coordenador dos núcleos do Geopark BP de Corumbá e Ladário- Anderson Palmeira, contou sobre o processo de implantação, mobilização social e educação ambiental que estão sendo desenvolvidos na região.

Na parte da tarde, os presentes se deslocaram para o Núcleo de Nioaque, afim de realizar uma visita técnica ao geossítio das pegadas de dinossauros e visita ao núcleo com  as geomonitoras locais.

Na chegada ao Núcleo Nioaque, fomos recepcionados por Joãozinho, artista plástico local e representantes da Prefeitura Municipal de Nioaque,  com a presença de Secretários de governo, geomonitoras e alunos de Biologia da UFMS- Campo Grande sob os cuidados da Prof. Dra. Eva.

O Prof. Dr. Detlef Walde, novamente conversou com os presentes sobre a Corumbella e os participantes do workshop  conheceram o núcleo e se dirigiram para a visita às pegadas, por trilha, enquanto outro grupo desceu o Rio Nioaque com caiaques, com o propósito de realizar os dois roteiros de geoturismo .

Visita ao Núcleo Nioaque com geomonitoras

Estes dois dias de atividades foram fundamentais para os novos pesquisadores do Geopark Bodoquena Pantanal compartilharem seus projetos, discuti-los e alinha-los com as propostas desenvolvidas pela diretoria científica, executiva e demais colaboradores.

Agradecimentos em nome de toda a equipe a todos os participantes, colaboradores, geomonitores, parceiros e alunos presentes.