Quintais Agroflorestais na APA Baía Negra

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 15, 2017 as 15:59 | Voltar

Hoje, 15/02, foi realizada mais uma etapa da implantação e  disseminação dos primeiros resultados do projeto; Quintais Agroflorestais, desenvolvido pela EMBRAPA-Pantanal, na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra.

A manhã de trabalhos e compartilhamentos de experiências, se iniciou com a fala da presidente da associação de moradores- Sra Julia Gonzales e do Prefeito de Ladário- Sr  Carlos Ruso, dando as boas vindas a todos os moradores da comunidade, secretariados do município e parceiros AGRAER e Geopark Bodoquena Pantanal.

Após os agradecimentos, a equipe EMBRAPA- Pantanal composta por Katia Urbanetez, Ubiratan Piovezan e Alberto Feiden iniciou a apresentação dos resultados do quintal agroforestal, em que foram realizados os primeiros plantios na propriedade da Sra Zilda e Sr Galdino (família Jaracatiá),  em Maio de 2016.

Os presentes estavam muito interessados com os resultados da metodologia agroflorestal/agroecológica e iniciaram um bate papo bem legal, compartilhando suas experiências com os pesquisadores.

Após a explanação de Alberto, outros moradores da APA foram convidados a realizar plantios em suas áreas, com o apoio da EMBRAPA e algumas famílias já se disponibilizaram de imediato, recebendo informações para o preparo do terreno como a adubação natural e algumas sementes para iniciar os trabalhos até um novo encontro.

Foi uma manhã muito gratificante e agradável em companhia de parceiros e moradores locais que estão dispostos a construir um futuro mais sustentável com o uso de novas tecnologias, sem perder suas raízes e experiências. Isto é uma das premissas dos Geoparks: promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que estão inseridas em seu território com o apoio de parceiros e governo local.

Agradecimentos especiais aos parceiros EMBRAPA, Prefeitura Municipal de Ladário e comunidade da APA Baía Negra.

Um futuro para as próximas gerações  com mais dignidade e sustentabilidade é possível!!!!