Pesquisadores e estagiários do CEMAP visitam Geopark

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, dezembro 13, 2016 as 11:38 | Voltar

Entre os dias 08 a 10/12 os pesquisadores e estagiários do CEMAP/UEMS (Centro de Estudos em Manejo de Áreas Protegidas) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul acompanhados do professor e diretor científico- Afranio Soriano, visitaram os núcleos: Corumbá e Ladário, do Geopark Bodoquena Pantanal.

A expedição começou com a inauguração da sede do Parque Municipal Piraputangas, unidade de conservação localizada à margens da BR 262, com a proposta de proteger a biodiversidade local, incentivar a pesquisa científica, realizar educação ambiental e receber ecoturistas.

Sede do Parque Municipal Piraputangas

A equipe foi muito bem recepcionada por representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Corumbá, através de seu diretor- Tenente Rondon  e vice prefeita Marcia Rollon.

img_9414

No dia 11/12, iniciamos nossas atividades com uma visita à Fundação de Meio Ambiente de Ladário,  onde nos reunimos com diretora Ligia Teixeira, afim de alinhar as propostas do Geopark para 2017 e propor a criação de unidades conservação, objetivando aumentar a proteção da bio e geodiversidade na área da APA Baía Negra.

img_9453

A parte da tarde foi marcada com muita emoção, orgulho e comemoração pela conclusão do 1° ciclo de estudos dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) promovido desde Agosto de 2016 na sede da APA Baía Negra.

Dona Julia- presidente da associação de moradores, iniciou os discursos muito emocionada em ver moradores com até 90 anos de idade, escreverem seu nome pela primeira vez e ainda ter planos futuros.

Dona Julia- presidente da associação de moradores da APA Baía Negra

img_9535

Dona Julia e estudantes/ moradores da APA

Após a fala de agradecimento da Secretária de Educação de Ladário, do prof. Afranio Soriano, do biólogo Anderson Palmeira e de moradores locais,  todos puderam comemorar esta conquista.

apa-escola

Prof. Afranio Soriano

apa-morador

Anderson Palmeira

img_9533

E para finalizar a expedição na região, a equipe foi recebida no gabinete no novo prefeito de Ladário -Carlos Ruso  para uma conversa sobre o convênio do Geopark com o município e a importância da criação de novas Unidades de Conservação, efetivando a proteção dos recursos naturais e visando  aumentar a arrecadação do ICMS ecológico, necessários para o desenvolvimento sustentável da região.

prefeitura

Agradecimentos aos pesquisadores e estagiários do CEMAP: Minéia, Rodrigo, Jéssica e Cindy pela visita técnica e troca de experiências; ao diretor científico- Afranio Soriano pela visita e orientações necessárias;  aos representantes das Fundações de Meio Ambiente de Ladário e Corumbá pela atenção e parceria durante o ano de 2016; à vice prefeita de Corumbá-Marcia Rollon e ao atual prefeito de Ladário- Carlos Ruso,  pela atenção e disponibilidade.