Implantanção de Quintal Agroecológico com EMBRAPA

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 30, 2016 as 13:40 | Voltar

Na semana passada a equipe do Geopark- Anderson Palmeira e o pesquisador Bruno Paiva do GEMAP/UEMS,  estiveram presentes na APA Baía Negra participando da implantação do projeto experimental: "Quintal Agroflorestal Agroecológico" , pelos pesquisadores Alberto Feiden, Ubiratan Piovezan e a Cátia Urbanetz da EMBRAPA Pantanal, com apoio dos parceiros da Secretaria de Fomento da Prefeitura Municipal de Ladário, Conselho Gestor da APA Baía Negra e Associação de moradores da APA.

Banner de apresentação do projeto

O Quintal Agroecológico é uma atividade do projeto: "Sistemas agroflorestais biodiversos: produção de alimentos, geração de renda e recuperação ambiental" que tem como objetivo promover a segurança alimentar dos moradores através de um quintal agroflorestal sucessional, que atenda as restrições de uso e de solo,por se tratar de uma APA (Área de Proteção Ambiental), através de observações dos processos ecológicos naturais do local.

Alberto Feiden- EMBRAPA Pantanal e moradores da APA

Após a apresentação de Alberto Feiden, os presentes puderam vivenciar um dia de campo no lote da família de Dona Zilda e do Sr. Galdino, local escolhido como piloto, por indicação de Dona Julia (Presidente da Associação de Moradores da APA Baía Negra).

Família Sr Galdino e Dona Zilda com Dona Julia (touca)

Para iniciar as atividades  foi oferecido um quebra- torto (café da manhã pantaneiro) com pastel de pintado, chipa, doce de jaracatiá, entre outras guloseimas e no almoço uma típica comida regional,  feita na hora com a ajuda dos parceiros.

Almoço

Durante todo o dia os participantes puderam entender melhor a metodologia do sistema agroflorestal com os pesquisadores, desde a "limpeza" do terreno, utilização de folhas secas e galhos como adubo, espaçamento das mudas plantadas e manejo adequado.

Equipe Embrapa como moradores e parceiros da atividade

Equipe Embrapa como moradores e parceiros

Dona Zilda pnatnado em seu Quintal Agroecológico

Dona Zilda plantando em seu Quintal Agroecológico

Anderson- Geopark e Bruno-GEMAP/CEMAP/UEMS

Foi um dia de muita aprendizagem, troca de conhecimentos entre os pesquisadores, os moradores da APA e os parceiros, que a partir de agora irão acompanhar todo este processo e o desenrolar de um novo método de plantar e conservar o Pantanal.